quinta-feira, 21 de abril de 2011

Terceira idade...Melhor idade!

O envelhecimento, sem dúvida, é um processo natural, indiscutível e inevitável para qualquer pessoa trazendo mudanças no corpo, no aspecto social e emocional. Cada um se adapta e lida com essas transformações de maneiras diferentes. Mas todos têm condições de se adaptar. 
 Essas mudanças podem acarretar algumas doenças como: hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca, mal de Parkinson, Alzheimer, depressão, osteoporose, etc., bem como dificuldades em realizar algumas tarefas no dia a dia, alterando, assim, sua vida social. Daí a importância de se cuidar e se preocupar com a prevenção.
        Fazer uma alimentação equilibrada possibilita melhorar a disposição no dia a dia e evitar doenças; praticar atividades físicas como caminhadas e hidroginástica, além de favorecer um cuidado com o corpo, também auxilia no aspecto mental e social; as atividades mentais como ler um bom livro, se dedicar a alguma arte, cursos, mantendo a cabeça funcionando, ajuda a evitar, por exemplo, o Alzheimer; sem contar com a preocupação em evitar também o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.                                     
  Busque novos desafios pensando sempre no equilíbrio físico, social, mental e emocional.
A maneira com que você envelhece depende, essencialmente, da capacidade funcional que você conseguir manter até chegar à terceira idade.
Dance, ria, brinque, cuide-se... 
Se conseguirmos conservar nossa integridade física, mental e emocional, ao longo da vida, será possível passar por muitas mudanças e limitações que a própria idade nos impõe. 
       Olhar para os problemas de maneira natural nos faz pertencer à vida, manter nossa autonomia, e isso é ter sabedoria de toda a experiência vivida. 

Envelhecemos como vivemos e envelhecer é o exercício de viver! 
                  
Envelheça com qualidade de vida!