quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Acupuntura...uma aliada contra o estresse...

  Quanto tempo temos de lazer?... Quanto tempo passeamos com a família ou amigos?...Férias? ...Viajem?... 
   Hoje, nas grandes cidades onde as empresas exigem produtividade, eficácia e qualidade, a cobrança externa e a auto-cobrança aumentam. Além disso, temos que considerar o trânsito, preocupações com contas, filhos, etc. Tudo isso gera uma resposta no nosso corpo : estresse. 
   O Estresse é um conjunto de reações adaptativas do organismo, sejam elas orgânicas ou psíquicas, que preparam o corpo para situações adversas, como estímulos de excitação, irritação ou que provocam medo. Essa preparação é uma resposta que varia de pessoa para pessoa, e gera diversas consequências ao nosso organismo como: liberações de hormônios e neurotransmissores que nos deixam em estado de alerta. 
  É fácil perceber a pessoa “estressada”: alteração de humor, agressividade, tensão da musculatura, respiração mais curta e superficial. Porém, por trás de tudo isso existe alterações mais severas como a pressão alta e o infarto.  
   Além do aspecto físico, não podemos descartar que, com o estresse elevado, surgem outros efeitos como a memória alterada, dificuldade de concentração e criatividade, diminuição tanto no rendimento do trabalho, quanto no ânimo para sair e se divertir, ou seja, a qualidade de vida é nula.
   A acupuntura pode, neste contexto, trazer grandes benefícios não só amenizando o nível de estresse e todas as suas conseqüências, mas também mantendo o equilíbrio e a harmonia geral tanto física, prevenindo doenças; como emocionais, aumentando a tolerância e a calma da pessoa frente a pressões externas, diminuindo a ansiedade, promovendo melhor qualidade do sono, disposição para  trabalho e  lazer,  etc.
   Tais efeitos são adquiridos através da liberação de hormônios e neurotransmissores que promovem a  sensação de bem estar, prazer, relaxamento, além de diminuir a quantidade de hormônios relacionados ao estresse.  
    Assim, por mais que os estímulos do estresse negativo não possam ser eliminados do nosso contexto do dia a dia, a nossa capacidade e nossos olhos para estas mesmas situações podem ser diferentes, mantendo e promovendo a nossa saúde e qualidade de vida.