Você já se sentiu triste? Já ficou “para baixo”? Relaxe...isso é normal e faz parte da resposta natural que nosso corpo tem frente às decepções, perdas e outras situações do nosso cotidiano.
A depressão, diferentemente, não é só uma tristeza, um desânimo. Ela compromete o físico, o humor, os pensamentos, e consegue alterar a percepção da realidade.
Os sinais e sintomas comuns são: melancolia, tristeza, dificuldade de se relacionar e de trabalhar, desesperança, perda do prazer, pensamentos pessimistas, idéias de suicídio, déficit de concentração, entre outros, podendo inclusive afetar a atividade psicomotora.
É comum as pessoas se acostumarem com a depressão, achando-a normal. Isso dificulta a percepção de si mesma, a capacidade de avaliar sua real situação e em buscar ajuda. Geralmente ocorre uma adaptação da vida em função da doença.
Segundo Edward Bach, criador das essências florais, as atitudes mentais e emocionais são as causas de todas as doenças. As essências florais atuam nessas causas, equilibrando a pessoa, e podem ser utilizadas em conjunto com qualquer tipo de tratamento convencional, acelerando e ajudando em todos os estágios do tratamento – agudo e crônico.
A terapia floral exige que o paciente enfrente seus problemas e conflitos, além de prestar atenção em si próprio. Querer ou não modificar seu estado atual é responsabilidade de cada um, representando um passo importante para o crescimento interior.
Os florais ajudam-nos a superar bloqueios e vencer traumas que nos impedem de sermos felizes, despertando qualidades positivas que até então estavam adormecidas. Isso contribui para que a personalidade se desenvolva em todos os sentidos.