O que é TDAH?
Cada vez mais escutamos sobre transtornos de hiperatividade e déficit de atenção, e quanto mais crianças apresentam esse transtorno, maior é o consumo da famosa Ritalina..
O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) compromete não só a vida sócio-afetiva, mas principalmente a fase escolar, e até a atuação profissional, uma vez que é descoberto na infância, e pode se estender sem limite de idades.
É um transtorno de causas diversas e os sintomas levam à criança a sentir-se fracassada por ter dificuldade de aprender o que é passado na escola, humor variado, hiperatividade, baixa auto-estima, desatenção, incoordenação motora, entre outros.
Qual o tratamento?
Comumente, os médicos prescrevem remédios para auxiliar nos sintomas do TDAH, mas junto com o auxílio, a criança pode ter efeitos colaterais como dificuldade para dormir, dores de cabeça, retardo no crescimento, nervosismo e falta de apetite.
Como a massagem pode auxiliar o tratamento?
Sabe-se que o toque é vital para o crescimento, desenvolvimento e função imunológica do ser humano, tendo a capacidade de evitar e até mesmo diminuir grande parte dos problemas de saúde.
Uma das muitas ferramentas da Naturologia para o auxílio deste transtorno, é a massagem, que tem como benefício melhorar o sono, proporcionar um relaxamento, acalmar o Sistema Nervoso Central – favorecendo a clareza de raciocínio, regulando o humor, diminuindo o estresse- promover a consciência corporal, diminuir incidência de doenças psicossomáticas, além de gerar uma sensação de bem-estar e conforto.
Verificou-se em pesquisas, que os bebês e as crianças que são massageados, têm seu desenvolvimento neurológico mais maduro.
A massagem melhora os estágios de hiperatividade, aumenta a atenção, ajuda no comportamento em sala de aula, favorece a performance de tarefas escolares, e segundo algumas crianças que tiveram a experiência de receberem massagens, traz felicidade.
Será que o uso medicação logo de início é o caminho ideal?
É importante um acompanhamento interdisciplinar, onde médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, neuropediatras e naturólogos consigam, da melhor forma, auxiliar a criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário