A cada 60 a 80 minutos, alteramos a narina predominante em nossa respiração. Essa alternância permite um equilíbrio constante entre nossos aspectos yin e yang do Sistema Nervoso Central com os dois hemisférios cerebrais.A predominância da narina direita está relacionada com o lado direito do corpo, desde suas propriedades energéticas até a mente consciente. Esse tipo de respiração aumenta a energia mental e equilibra a energia vital.
Já quando a narina esquerda predomina, trabalhamos o lado esquerdo do corpo, com suas propriedades energéticas até a mente subconsciente. Essa respiração aumenta a energia vital e equilibra a energia mental.
E, por fim, também há momentos em que as duas narinas estão ativas, ocorrendo um equilíbrio entre os dois lados do corpo, equilibrando as energias.
Nesse momento você deve estar reparando que narina está predominando, não é?!
Durante a meditação, a respiração é uma aliada muito poderosa, porém sofremos a influência dos três tipos de respiração.
Se você medita constantemente, já reparou que tem dias que você fica mais agitado do que outros? Que as vezes flui mais fácil?
Quando, na meditação, nossa narina direita predomina, podemos apresentar dificuldades físicas e o corpo pode ficar inquieto. Se a narina esquerda que predominar, podemos pensar em mil coisas ou dormir.
A melhor fase da respiração, para a meditação é quando as duas narinas estiverem ativas, ajudando no equilíbrio do físico e do mental, tornando a mente mais focada e calma, e o físico mais vitalizado, equilibrando nossos aspectos yin e yang.
Você pode tentar um exercício simples: tampe a narina direita e inspire lenta e suavemente. Depois segure o ar e tampe a narina esquerda. Solte o ar lentamente pela narina esquerda. Ainda tampando a narina direita inspire pela esquerda e troque o lado. Faça isso sucessivamente. Seu corpo vai entrar em um estado meditativo, acalmando sua mente e trazendo benefícios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário