quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aromaterapia e você...

O que você sente ou lembra quando pensa no cheiro da “casa da vovó”? Cheiro de consultório médico? Cheiro do(a) namorado(a)? Cheiro de festa junina? Cheiro de massinha, giz de cera?
Cada cheiro provoca reações diferentes em cada pessoa, por trazer à tona lembranças já vividas, sentimentos, sensações, histórias...
É através do nosso olfato que o sistema nervoso central, juntamente com a memória e a psique, libera substâncias químicas, que podem ser relaxantes, estimulantes ou sedativas.
Os óleos essenciais possuem a capacidade de reequilibrar todos os sistemas do corpo humano, atuando no sistema imunológico, pensamentos, sentimentos, emoções, proporcionando saúde, de forma integrada nos aspectos físico, mental e emocional.
Existem duas principais maneiras de o corpo humano receber a ação terapêutica dos óleos essenciais:
- Olfato: quando ocorre a inalação do aroma, o sistema nervoso e o sistema límbico ativam a memória. Essas respostas olfativas trazem lembranças de histórias, comportamentos, emoções de acordo com a familiaridade ou não que o cheiro induz em cada pessoa.
- Pele: o óleo essencial é rapidamente absorvido pela pele, entrando em contato com a corrente sanguínea (em forma de cremes, óleos de massagem, compressas, banhos, etc.).

Os óleos essenciais possuem diversas ações terapêuticas, como Poe exemplo, o Eucalipto para a melhoria da respiração, o Lemongrass para a concentração, a Lavanda para um relaxamento, o Ylang Ylang como afrodisíaco, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário