A respiração é um mecanismo natural do corpo humano, onde o oxigênio chega nos pulmões e é distribuído para o sangue do corpo, nutrindo-o ricamente.
É possível o homem ficar vários dias sem se alimentar, porém, não consegue ficar mais do que alguns segundos sem respirar. O oxigênio nutre as células, e se isto não acontece, o corpo vai perdendo a vida, e pode, conseqüentemente, gerar doenças.
A grande chave da respiração, além da nutrição do sangue e das células, é que existe a energia vital, que “alimenta” a pessoa em sua totalidade, em algumas culturas isso é conehcido como Qi, prana, etc.
Com isso tudo, o simples ato de respirar torna-se de extrema importância e necessidade para o ser humano.
Atenção para as maneiras de respiração que trazem algum malefício:
- Respiração rápida: excita a pessoa, gerando um estado mental instável, apresentando mudanças rápidas de emoções e reações inesperadas de ataque e defesa.
- Respiração superficial: gera carência por não suprir corretamente as necessidades mínimas de oxigênio, refletindo diretamente no emocional, onde a pessoa sente-se insegura, medrosa, angustiada, além de diminuir a capacidade de memória.
- Respiração curta: dispersa a pessoa, gerando mau humor, impaciência, intolerância, falta de adaptabilidade ao ambiente, alternância rápida de idéias, causando um conflito interno muito grande.
Algumas formas de respiração correta:
- Respiração lenta: promove a calma. Permite que a pessoa tenha clareza de pensamentos e seja pacífica e compreensiva.
- Respiração profunda: permite a estabilidade emocional, confiança, por conta da harmonia de todas as funções do corpo, facilitando, também, o sentimento amoroso e a meditação.
- Respiração longa: ajuda na concentração, trazendo calma, tolerância, paciência, permitindo a consciência do aqui-e-agora e melhorando a memória.
Lembre-se! Uma respiração longa, lenta e profunda pode nos presentear com harmonia, paz e saúde!
Respirar é Viver!
Nenhum comentário:
Postar um comentário