O sono é importante para o bom funcionamento do corpo, e a qualidade dele interfere na rotina, bem-estar e na saúde em geral. A dificuldade de dormir, a perda de sono, o fato de acordar muito cedo influencia diretamente na qualidade física, emocional e mental.
As preocupações, excesso de consumo de álcool, fumo ou café, doenças como asma, obesidade, maus hábitos diários, entre outros, podem desencadear a insônia, que ao se tornar crônica, pode gerar distúrbios psicológicos e comportamentais como a depressão, ansiedade, alterações de humor, irritação, dificuldades de memória.
Algumas técnicas simples podem auxiliar na melhoria do sono e disposição ao acordar.
É fato que a respiração, quando lenta e profunda, promove uma sensação de relaxamento, desacelerando o nosso metabolismo, frequência cardíaca, etc.
A realização de alguns exercícios de respiração à noite é uma forma de preparação para o corpo entrar no estágio de sono, diminuindo o ritmo físico e mental para que os pensamentos, suavemente, comecem a passar pela mente sem gerar a preocupação e apreensão sobre as pressões do dia a dia que muitas vezes, nos tiram o sono. Essa preparação faz com que estejamos presentes nesse momento de descanso... e não, pagando a conta de amanhã... ou estando na reunião de daqui dois dias... e nem na prova que será daqui a uma semana....
E o mais interessante é que não apenas antes de dormir esse procedimento pode ser feito. Experimente reservar pelo menos 5 minutos ao acordar para despertar lentamente, enfatizando a respiração. Isso é um “bom dia” para seu corpo e sua mente... assim, eles podem se preparar e entrar no ritmo de um dia de trabalho com mais qualidade.
Experimente sair do “automático”... respire com consciência...perceba seu corpo... dê um descanso para sua mente enquanto percebe o fluxo natural da sua respiração e sinta os benefícios que o “viver” pode trazer para o seu dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário