É fato que no dia-a-dia, muitas pessoas não prestam atenção em si e mal se olham no espelho ou se tocam. Mas tais observações, além de se olhar para pentear o cabelo, ver se a roupa está combinando ou o ato mecânico de passar um creme, proporcionam “ouvir” o nosso corpo, que todos os dias, de diversas maneiras, está sempre falando sobre seu funcionamento.
Em nosso corpo, existem algumas áreas que representam integralmente todo o nosso organismo.
Algumas terapias como a iridologia, a reflexologia, e a auriculoterapia, são exemplos que utilizam essas áreas de representação como via de diagnóstico, prevenção e tratamento.
A iridologia, por exemplo, através de observações de sinais e manchas que aparecem na íris, pode apontar características físicas, como pré-disposição à doenças; e emocionais, como a forma que a pessoa encara uma situação. Da mesma forma é com a língua, onde podemos observar como estão nossos órgãos. Se nos observarmos sempre, perceberemos essas alterações em cada situação. Como você fica quando está irritado? O que acontece quando está em período pré-menstrual? O que se altera quando abusamos de um determinado alimento?
Também há outras terapias que além da percepção de alguma alteração no corpo, conseguem gerar estímulos, como no caso da reflexologia das mãos , pés ou orelhas, para promover o equilíbrio dos mesmos.
Essas áreas podem apresentar diferentes colorações e pontos doloridos que indicam algum desequilíbrio, e se massageados, auxiliam no reequilíbrio.
É possível tornarmos rotineiro o nosso autocuidado. Uma vez que essas áreas podem apresentar alteração de cor ou até se tornar mais sensíveis ao toque. O ato de observar essas características e massagear a região é um cuidado que podemos ter conosco em qualquer hora e local para auxiliar nosso corpo a atingir seu equilíbrio novamente, e com esse ato simples, ganhamos uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Vamos observar no dia-a-dia, o que o nosso corpo nos fala... Se conheça, cuide de si e promova sua saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário