A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corporal, que pode acarretar múltiplos prejuízos à saúde, sendo eles físicos, emocionais ou sociais.
A ingestão excessiva de calorias, a falta de exercícios físicos, os distúrbios endócrinos, psicológicos e até mesmo fatores genéticos, contribuem para a obesidade.
Em geral, o tratamento e o controle da obesidade é feito com o uso de medicamentos, dieta e atividade física, mas muitas vezes, o aspecto psicológico não é levado em conta, e assim, não ocorre uma mudança de hábito e fatores emocionais que, por consequência, se somam ao processo de obesidade, não permitindo o sucesso esperado.
Se levarmos em consideração a alteração da imagem corporal e auto-estima, a massoterapia pode auxiliar de diversas maneiras, tais como o próprio efeito fisiológico de liberação de diversos neurotransmissores que promovem o relaxamento, sensação de bem-estar, melhoria do retorno venoso e linfático, além de algumas técnicas que ainda colaboram com a manipulação do tecido adiposo. Por outro lado, o toque proporciona a percepção corporal e até mesmo a troca com o outro, que muitas vezes se torna difícil ou evitado pela pessoa que tem obesidade, incentivando o auto cuidado.
Tais benefícios promovidos pela massagem complementam o tratamento convencional, promovendo o bem-estar, e fazendo com que o processo de auto cura - que depende muitas vezes de uma disciplina - se torne algo prazeroso e suave, possibilitando a percepção consciente do quão importante é o auto cuidado e a manutenção do peso correto para sua saúde, considerando que as nossas emoções podem alterar o físico.
Desta forma, promove-se a saúde e qualidade de vida, melhora-se a auto estima e preveni-se diversas doenças secundárias ligadas ao processo de obesidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário