Vontade de chorar, irritação, fadiga, fome em excesso ou falta de apetite, falta de sono, inchaços, agressividade, ansiedade, dor de cabeça e musculares, acnes, desinteresse pelas atividades habituais, dificuldade de concentração....Já sabe do que estamos falando??
Esses sintomas são causados por uma influência neuropsicoendócrina do ciclo menstrual, para nós, conhecidos como TPM.
Não são somente os homens que reclamam da TPM...as mulheres são as primeiras a querer uma solução, afinal, é ela quem sofre as consequências diretas...
E tem solução??
A TPM pode ser tratada de acordo com a severidade dos sintomas, e normalmente, com medicamentos, mudanças alimentares, comportamentais e psíquicas, sempre com acompanhamentos de diferentes profissionais da saúde.
Diminuir a gordura, sal, açúcar e cafeína das refeições; ingerir fontes de cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre); evitar álcool e cigarro; se exercitar regularmente; controlar o estresse; são medidas simples que podem colaborar para a diminuição dos sintomas da TPM.
Além dos tratamentos e mudanças habituais que já conhecemos, a acupuntura é muito bem vinda nesse caso, uma vez que busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e os hormônios, amenizando todos os sintomas indesejáveis.
É importante que tanto a mulher, como todos os que convivem com ela, reconheçam e aceitem a existência da TPM quando ela estiver presente, e tratar logo de início, por meio de acompanhamentos clínicos, hábitos saudáveis e terapias complementares.
Você não precisa ter TPM! Cuide-se e viva intensamente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário