Se você já teve enxaqueca, sabe como é ruim....é uma dor forte de cabeça, que pode vir acompanhada de enjôo, dor nos olhos, cansaço, aversão à claridade, barulhos e cheiros, irritabilidade, hipersensibilidade do couro cabeludo, entre outros sintomas desagradáveis. Sua intensidade varia, podendo ser forte a ponto de impedir a pessoa de realizar uma tarefa fazendo com que esta, permaneça deitada, em silêncio e no escuro.
Os aspectos psicossociais, emocionais, hormonais e metabólicos estão diretamente ligados às causas da enxaqueca como: álcool, drogas, menstruação, estresse, alimentos embutidos, disfunções circulatórias, neurológicas, entre outros.
Muitas pessoas que sofrem de enxaqueca não chegam a ter diagnóstico médico, tradando apenas com analgésicos.
Diversas terapias complementares podem auxiliar em quadros de enxaquecas, como a cromoterapia, que é a utilização de luz colorida com o objetivo de promover o reequilíbrio do corpo.
Talvez você já tenha experimentado os efeitos dessa técnica, se não, faça o teste: primeiro permaneça em um ambiente com uma luz azul - você irá experimentar uma sensação de calma e tranquilidade. Em contrapartida, se você permanecer no mesmo ambiente com uma luz vermelha, passará a sentir-se agitado e até mesmo irritado. Isso ocorre pela influência da luz em nosso Sistema Nervoso Central, que pode tanto acalmar, como excitar.
A luz tem a capacidade de influenciar a nossa saúde. O Sol, por exemplo, possui luz ultravioleta, que ajuda na produção de vitamina D; os lasers que são utilizados em procedimentos médicos, como cirurgia ocular; a luz que altera a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono, entre outros.
Podemos utilizar a cromoterapia de diversas maneiras, como a aplicação nos chakras (centros energéticos do corpo), meditações ou acupuntura associadas a luzes.
Segundo o Dr. Peter Mandel, pode-se utilizar luzes coloridas nos pontos de acupuntura, uma vez que elas podem “tonificar” (vermelho, laranja, amarelo) ou “sedar” (verde, azul, violeta) esses pontos, transmitindo informações para os sistemas do corpo para que seja atingido um reequilíbrio, assim como na utilização das agulhas.
Como em qualquer tratamento, é essencial conhecer as causas da enxaqueca, para que a técnica de cromoterapia seja melhor utilizada - associada aos chakras ou a acupuntura.
Agora, uma dica sutil que irá auxiliar em sua saúde: quando tiver enxaqueca, deite em um ambiente calmo, com uma luz azul. Isso poderá aliviar o estágio agudo da dor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário