quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lombalgia

   Como vimos no Newsletter passado, de Cefaleia, cada ação gera uma reação em nós, podendo desencadear diversas doenças de acordo com o que interpretamos, vivemos e o com a maneira que lidamos com as situações do dia-a-dia.
    A lombalgia é a denominação de qualquer dor, com ou sem rigidez, na parte inferior da coluna. É uma das dores mais comuns, sendo uma das causas principais de afastamento do trabalho, podendo se tornar crônico.
  A lombalgia costuma aparecer por fatores como idade, sedentarismo, tabagismo, atividades com exposição a estímulos vibratórios prolongados, trabalhos braçais pesados, postura inadequada, movimentos repetitivos e até mesmo com a insatisfação no trabalho e indecisões emocionais.
   O tratamento costuma ser feito com analgésicos, exercícios e correções posturais, porém, não abrange todos os aspectos que nos envolve...
    Na Medicina Chinesa, a acupuntura é a forma mais antiga de tratamento de dores, baseada nos aspectos específicos que se complementam e mantém entre si um equilíbrio dinâmico – yin e yang, sendo capaz de melhorar o físico, mental e emocional.
   No caso da lombalgia, a acupuntura reduz a dor, aumenta a temperatura, ativa a liberação de serotonina, encefalina e endorfina, gerando analgesia de início lento, porém com resultados prolongados e efeito cumulativo.

Experimente! Além de promover resultados satisfatórios, melhora a qualidade de vida, bem-estar e saúde.




quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cefaleia...por que sofrer com ela?

   Antes de falar sobre a cefaleia, precisamos relembrar que, como seres vivos, somos formados por vários aspectos interligados e interdependentes: nosso corpo físico, incluindo aqui todo nosso metabolismo e processos fisiológicos; emoção e pensamentos, considerando todas as nossas emoções, sentimentos, pensamentos, objetivos de vida, desejos, vontades, trabalhos, etc.; e nosso lado espiritual, aquele lado que nos nutre e nos conecta com o todo. 
    Qual a importância de relembrarmos isso? É que retomamos a consciência de que ação gera reação, e aquilo que nos afeta em qualquer aspecto da nossa integralidade irá provocar um efeito dominó. Se ficamos estressados e não arranjamos uma válvula de escape, podemos sofrer um ataque cardíaco; se ficamos ansiosos diante de uma situação em que temos que falar em público, nosso intestino se altera; se estamos desiludidos com o nosso rumo de vida, geramos um comportamento desleixado e ficamos suscetíveis a sofrer acidentes como uma torção no tornozelo, uma queimadura, ou uma batida dos nossos dedos na quina da cama. 
    A dor é um alerta, um alarme que berra querendo mostrar que algo está errado em nós. Mas esse alarme vem de onde? De um desequilíbrio físico?... De uma situação mental ou emocional que estamos evitando trabalhar?... 
    Falando sobre a cefaleia, podemos incluir várias causas como: TPM, tensão, sinusite, tumores, excessos ou faltas numa dieta irregular, sede, alteração da circulação e da pressão arterial, entre outros. 
    Mas o que, no nosso estado emocional, pode desencadear esses desequilíbrios e a dor?
   Um estado de preocupação excessiva, pensamentos incorretos ou infrutíferos, nos quais a pessoa pensa constantemente sobre fatos que muitas vezes não temos controle, gerando uma instabilidade emocional. Esse quadro pode ocasionar uma congestão psíquica que desencadeia a dor de cabeça. O grande aprendizado está em saber dosar e elaborar melhor a sua resposta emocional diante de adversidades, frustrações e decepções. Para isso, precisamos aprender a mudar o foco quando necessário, para aquilo que foi positivo ou bem sucedido na situação, sem dramatizar, entendendo que temos um leque de possibilidades e que nem tudo estará sob nosso controle ou será da nossa maneira. Talvez a grande lição esteja em ter flexibilidade, jogo de cintura, para que sejamos capazes de observar a situação e contorná-la de uma maneira tranquila e alegre, pensando com a cabeça e com o coração, sem sobrecarregar nosso estado mental que quando atinge este nível de excitação gira em ciclos, travado em um mesmo padrão. 

Fica a dica: respire, relaxe, pense, sinta e a partir daí transmute.  




terça-feira, 18 de setembro de 2012

Esparadrapoterapia: uma maneira de aliviar sua dor

    Você já viu alguém usando uns esparadrapos colados na pele de variadas formas? Essa técnica é chamada de esparadrapoterapia e é usada em casos de dores musculares e articulares sem a necessidade de medicação no local.
     Nos dias de hoje, é comum ouvirmos “nossa, que dor nos ombros!”, “minha lombar está me matando”, “travei as costas”, e outras frases do tipo... as dores se tornaram uma constante em nossas falas. 
     Quando fazemos muitos movimentos repetitivos, forçamos.
     Mas, você já se perguntou como sentimos a dor?...
    Na pele, músculos e articulações, existem milhões de receptores que recebem todas as informações de estímulo que sentimos, sendo de dor, bem-estar, prazer, calor, frio, etc. No caso da dor, são chamados de nociceptores, e levam as informações recebidas ao cérebro que interpreta como dor, enviando como resposta a dor que sentimos. 
    Uma das formas de reduzir esses impulsos dos nociceptores é promovendo a diminuição da interpretação dos estímulos de dor. Quando mais de um tipo de neurônio é estimulado ao mesmo tempo, os de maior calibre possuem a preferência, sendo interpretado primeiro.  Os receptores de bem-estar, são preferidos em relação aos de dor, aumentando o bem-estar e reduzindo a percepção de dor.
    Esse mecanismo é ativado ao usarmos a técnica de esparadrapoterapia, diminuindo a dor, e promovendo, também, uma melhora na circulação local e um reequilíbrio do metabolismo e tônus muscular.
   Mas antes de qualquer aplicação alguns cuidados importantes....
   Muitas pessoas podem ter alergia ao material, ou mesmo ter a pele sensível, como bebês e idosos. Deve-se, nesses casos, usar o micropore antialérgico, que promove os mesmos benefícios e não causa desconfortos. Em situações de peles queimadas, essa técnica não poderá ser utilizada até a pele estar completamente cicatrizada.
                          
                             Permita-se sentir o bem-estar! Cuide de você!




quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Qualidade de Vida no trabalho

    Atualmente as pessoas têm uma jornada de trabalho regrada de 6 a 8 horas, que permite uma alimentação saudável, tempo de lazer com a família, férias regulares... Seria bom se isso fosse uma realidade, não é mesmo?
      Ao contrário do ideal, o que vivemos hoje é a correria tão conhecida da “vida de gente grande”, onde o trabalho tem hora para começar e não tem, em muitos casos, hora para terminar.Não conseguimos comer direito, levamos serviço para casa, curtimos pouco a família, ficamos estressados, ansiosos... Afinal de contas, o que importa para os patrões é “produzir” e para os trabalhadores, ganhar dinheiro!
     E é justamente por causa desse ritmo de vida, que os trabalhadores que precisam ser afastados por problemas de saúde, demoram mais tempo para se recuperar e, quando voltam, normalmente estão desanimados...
     Para reverter este quadro, tanto funcionários como a empresa devem ser responsáveis pela saúde no trabalho. 
     O funcionário precisa se observar, se autoconhecer, entender quais situações o agradam ou desagradam; conhecer os próprios limites para então poder assumir os compromissos que realmente dará conta de fazer, tendo jogo de cintura para amenizar a ansiedade e os níveis de estresse, bem como os sintomas que influenciariam sua rotina diária.
     Já a empresa pode colaborar para a qualidade de vida do funcionário, oferecendo práticas de terapias complementares no próprio ambiente de trabalho como massagem na cadeira (quick massage), auriculoterapia, reflexologia e alongamentos, que aliviam os sintomas físicos, mudando o foco e o estado mental, diminuindo a ansiedade, preocupação e estresse; meditação e exercícios de respiração, reequilibrando o corpo e a mente, como é o foco da Naturologia que se preocupa com os aspectos físicos, mentais, emocionais do indivíduo e que proporciona o autoconhecimento. 
    O investimento da empresa em seus funcionários e a “perda” de tempo destes para cuidar de si, hoje pode parecer um gasto extra, um investimento secundário, mas, em longo prazo reflete, num ganho não só financeiro por aumento da produtividade, mas também promove a harmonia no ambiente de trabalho, saúde, criatividade, pró atividade, entre outras características tão desejáveis em um bom funcionário.


Silêncio saudável

Você consegue ficar em silêncio total?
Silêncio não significa não fazer barulhos e sim conseguir manter o silêncio interno.
Frases como: " E se eu tentasse assim?", "tenho que pagar a conta", " tenho que levar o cachorro para passear", "tenho q ligar para minha mãe", sempre estão à mente, a toda hora, nossa mente não desliga.

Então, fica a dica:

- Sente-se confortavelmente, em um ambiente calmo e sem ruídos, feche os olhos e concentre-se em sua respiração, inspirando e expirando bem lentamente. Deixe os pensamentos passarem, mas não seprenda a eles. Iniciantes, pratique por 10 minutos todos os dias. Quanto mais tempo você conseguir se manter em silêncio, maiores serão os benefícios.

O silêncio interno melhora a concentração e a criatividade, acalma a mente, traz bem-estar, reorganiza os pensamentos, desacelera o organismo para um melhor funcionamento, diminui a ansiedade, entre outros benefícios.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

TPM tem cura??


   Vontade de chorar, irritação, fadiga, fome em excesso ou falta de apetite, falta de sono, inchaços, agressividade, ansiedade, dor de cabeça e musculares, acnes, desinteresse pelas atividades habituais, dificuldade de concentração....Já sabe do que estamos falando?? 

   Esses sintomas são causados por uma influência neuropsicoendócrina do ciclo menstrual, para nós, conhecidos como TPM.
   Não são somente os homens que reclamam da TPM...as mulheres são as primeiras a querer uma solução, afinal, é ela quem sofre as consequências diretas...
   E tem solução??
   A TPM pode ser tratada de acordo com a severidade dos sintomas, e normalmente, com medicamentos, mudanças alimentares, comportamentais e psíquicas, sempre com acompanhamentos de diferentes profissionais da saúde.
   Diminuir a gordura, sal, açúcar e cafeína das refeições; ingerir fontes de cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre); evitar álcool e cigarro; se exercitar regularmente; controlar o estresse; são medidas simples que podem colaborar para a diminuição dos sintomas da TPM.
   Além dos tratamentos e mudanças habituais que já conhecemos, a acupuntura é muito bem vinda nesse caso, uma vez que busca regular o sistema nervoso, o funcionamento do fígado e os hormônios, amenizando todos os sintomas indesejáveis.

É importante que tanto a mulher, como todos os que convivem com ela, reconheçam e aceitem a existência da TPM quando ela estiver presente, e tratar logo de início, por meio de acompanhamentos clínicos, hábitos saudáveis e terapias complementares.

Você não precisa ter TPM! Cuide-se e viva intensamente...

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Como você está respirando agora?

    A cada 60 a 80 minutos, alteramos a narina predominante em nossa respiração. Essa alternância permite um equilíbrio constante entre nossos aspectos yin e yang do Sistema Nervoso Central com os dois hemisférios cerebrais.A predominância da narina direita está relacionada com o lado direito do corpo, desde suas propriedades energéticas até a mente consciente. Esse tipo de respiração aumenta a energia mental e equilibra a energia vital.
    Já quando a narina esquerda predomina, trabalhamos o lado esquerdo do corpo, com suas propriedades energéticas até a mente subconsciente. Essa respiração aumenta a energia vital e equilibra a energia mental.
    E, por fim, também há momentos em que as duas narinas estão ativas, ocorrendo um equilíbrio entre os dois lados do corpo, equilibrando as energias.
    Nesse momento você deve estar reparando que narina está predominando, não é?! 
    Durante a meditação, a respiração é uma aliada muito poderosa, porém sofremos a influência dos três tipos de respiração. 
    Se você medita constantemente, já reparou que tem dias que você fica mais agitado do que outros? Que as vezes flui mais fácil?
    Quando, na meditação, nossa narina direita predomina, podemos apresentar dificuldades físicas e o corpo pode ficar inquieto. Se a narina esquerda que predominar, podemos pensar em mil coisas ou dormir.
    A melhor fase da respiração, para a meditação é quando as duas narinas estiverem ativas, ajudando no equilíbrio do físico e do mental, tornando a mente mais focada e calma,  e o físico mais vitalizado, equilibrando nossos aspectos yin e yang. 

     Você pode tentar um exercício simples: tampe a narina direita e inspire lenta e suavemente. Depois segure o ar e tampe a narina esquerda. Solte o ar lentamente pela narina esquerda. Ainda tampando a narina direita inspire pela esquerda e troque o lado. Faça isso sucessivamente. Seu corpo vai entrar em um estado meditativo, acalmando sua mente e trazendo benefícios!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Água para sua saúde

     Nada substitui a água em nosso organismo e ela é de extrema importância para a saúde e o bom funcionamento do corpo. Sucos e refrigerantes são líquidos, mas não água.
     Experimente colocar, na água, plantas medicinais para dar mais gosto e saúde para você!

     Dica: Coloque um ramo de hortelã em uma jarra de água e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos. Desfrute de uma água refrescante, com propriedades da hortelã, melhorando sua digestão e eliminação de líquidos.


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reiki

   Muita gente já ouviu falar...muita gente já passou pela experiência...mas...você sabe como o Reiki funciona?? 
   O Reiki é a imposição das mãos em determinadas áreas do corpo, onde há uma intensa emanação de energia sutil para o paciente que se encontra, ou não, enfermo.
   Embora quem vivenciasse um pouco dessa energia canalizada conseguisse sentir a mão do terapeuta esquentar bastante, o Reiki era considerado, por muitos, superstição ou religião. Hoje em dia, toma corpo científico, ficando mais fácil entender o porquê auxilia no tratamento de muitas doenças.
   Segundo o psicobiólogo Ricardo Monezi, que realizou um experimento com 60 camundongos com tumores, a energia do Reiki consegue produzir ondas físicas, que libera alguns hormônios capazes de ativar as células de defesa duas vezes mais, destruindo melhor as células cancerígenas.


   Logo após esse estudo, o mesmo psicobiólogo, iniciou pesquisas com seres humanos, apresentando, também, resultados positivos como: melhora da ansiedade, depressão, indisposição física, insônia, dores e efeitos de quimioterapia. O Reiki traz o indivíduo para o seu equilíbrio físico, mental e emocional.
   Frente a tantas terapias complementares que conhecemos, o Reki é mais uma opção segura e benéfica.

Experimente! Equilibre-se!



quarta-feira, 16 de maio de 2012

Antisséptico Natural

USANDO FITOTERAPIA:

Ingredientes:
- 1 xícara de folhas de alfavaca
- 1 copo de álcool de cereais.

Modo de fazer:
- Misture os ingredientes e deixe em repouso por 24 horas antes de usar. Para usar, dilua 1 colher de sopa em 1/2 copo de água e faça bochechos. 

USANDO AROMATERAPIA:

Ingredientes:
- 1 garrafa de água mineral (510ml)
- 1 gota de óleo essencial de Melaleuca
- 1 gota de óleo essencial de Mentha

Modo de fazer:
- Coloque as gotas dos óleos essenciais na garrafa, misture bem e faça bochechos. 




segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vitamina D

A vitamina D tem grande importância para o nosso organismo.
Ela protege o fluxo sanguíneo, limpa nosso organismo de toxinas, favorece as capacidades do nosso corpo, além de melhorar a disposição, o ânimo, diminuindo as chances de problemas futuros como:
Queda de cabelo
Osteoporose
Doenças cardiovasculares
Desconforto ósseo, lombar,quadril e pernas
Fraqueza muscular nos braços
Sintomas depressivos
Problemas cognitivos (memória, capacidade de raciocínio, doenças senis, etc.) 


Um bom motivo para você ficar no Sol por pelo menso 15 minutos diários!!!
Vamos melhorar nosso organismo, prevenindo doenças!!!





   

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Olhos cansados

Você fica muito tempo na internet?
Lê muito?
Força os olhos e chega a ter dor de cabeça?

O que fazer??
1 - Reserve em um copo, 1 colher de sopa de Camomila seda para chá
2 - Ferva 250 ml de água
3 - Jogue a água fervida no copo com a Camomila. Abafe por 10 minutos.
4 - Deixe esfriar
5 - Coloque uma pitada de sal
6 - Pegue duas gases esterilizadas e molhe no chá de Camomila. Coloque  sobre os olhos e deixe por 10 minutos.




Massagem infantil e o TDAH

O que é TDAH?




      Cada vez mais escutamos sobre transtornos de hiperatividade e déficit de atenção, e quanto mais crianças apresentam esse transtorno, maior é o consumo da famosa Ritalina..
    O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) compromete não só a vida sócio-afetiva, mas principalmente a fase escolar, e até a atuação profissional, uma vez que é descoberto na infância, e pode se estender sem limite de idades.
É um transtorno de causas diversas e os sintomas levam à criança a sentir-se fracassada por ter dificuldade de aprender o que é passado na escola, humor variado, hiperatividade, baixa auto-estima, desatenção, incoordenação motora, entre outros.

Qual o tratamento?

    Comumente, os médicos prescrevem remédios para auxiliar nos sintomas do TDAH, mas junto com o auxílio, a criança pode ter efeitos colaterais como dificuldade para dormir, dores de cabeça, retardo no crescimento, nervosismo e falta de apetite.



Como a massagem pode auxiliar o tratamento?


    Sabe-se que o toque é vital para o crescimento, desenvolvimento e função imunológica do ser humano, tendo a capacidade de evitar e até mesmo diminuir grande parte dos problemas de saúde.
    Uma das muitas ferramentas da Naturologia para o auxílio deste transtorno, é a massagem, que tem como benefício melhorar o sono, proporcionar um relaxamento, acalmar o Sistema Nervoso Central – favorecendo a clareza de raciocínio, regulando o humor, diminuindo o estresse- promover a consciência corporal, diminuir incidência de doenças psicossomáticas, além de gerar uma sensação de bem-estar e conforto.
    Verificou-se em pesquisas, que os bebês e as crianças que são massageados, têm seu desenvolvimento neurológico mais maduro. 
    A massagem melhora os estágios de hiperatividade, aumenta a atenção, ajuda no comportamento em sala de aula, favorece a performance de tarefas escolares, e segundo algumas crianças que tiveram a experiência de receberem massagens, traz felicidade.
    Será que o uso medicação logo de início é o caminho ideal? 
  É importante um acompanhamento interdisciplinar, onde médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, neuropediatras e naturólogos consigam, da melhor forma, auxiliar a criança.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Desinfetante ecológico

     Nos dias de hoje, precisamos cada vez mais de produtos naturais que não agridem o nosso corpo, nosso ambiente e muitas vezes, os animais que moram conosco.

Ingredientes:
- 1L de álcool
- 1 limão espremido
- 1 colher de bicarbonato de sódio
- 1 L de água ou vinagre
- 1 garrafa pet
- Ervas aromáticas de sua preferência (ex: hortelã, eucalipto, etc.)

Como fazer:
1 - Coloque as ervas que você escolheu dentro do álcool e deixe curtindo por 3 dias em local escuro
2 - Dentro da garrafa pet, coloque a água, o limão, o bicarbonato de sódio e apenas um copo de álcool que você deixou curtindo.

obs: Para cada 1L de desinfetante ecológico, você usa 1 copo do álcool. O restante, deixe guardado em local escuro para ser utilizado outras vezes.




quarta-feira, 11 de abril de 2012

Manchas brancas na unha

Será presentes que você irá ganhar?
Será pecados  cometidos?
Será ingestão excessiva de maionese?
Quantas coisas nos são faladas sobre isso, não é mesmo?

As unhas nos dizem muito sobre o nosso estado nutricional. As manchas brancas podem nos indicar falta de nutrientes como Selênio (influenciando a glândula tireóide) e/ou Zinco (influenciando o processo de digestão). Pode indicar também um excesso de algum nutriente.

Cuide da sua alimentação!





segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lavanda...

Lavanda vem de "Lavare" que significa lavar e limpar
Com propriedades tranquilizantes e cicatrizantes, auxilia em dificuldades para dormir e problemas na pele como acne, feridas e cortes.

Experimente:

Para dormir bem: pingue uma gotinha de óleo essencial de Lavanda em um algodão e coloque-o debaixo do travesseiro.

Pele: pingue uma gotinha de óleo essencial de Lavanda diretamente sobre o local afetado (menos em mucosas).



Dica revitalizante


quinta-feira, 29 de março de 2012

Chás medicinais... como fazer?

Parece fácil, mas você sabe fazer um chá medicinal?
Existem duas formas de fazer um chá, obtendo o máximo de propriedades medicinais.

- Infusão: separe, em uma xícara, uma colher de sopa da(s) planta(s) que será utilizada para o chá. Em uma chaleira, coloque água e leve ao fogo. Quando ferver, jogue a água sobre as plantas. Abafe com um pires por 10 minutos. Logo após, coe e está pronto para tomar. Utilizar com folhas e flores, como por exemplo a erva cidreira.

- Decocção: em uma panela, coloque uma xícara de água e uma colher de chá das plantas que serão utilizadas e leve ao fogo. Cozinhe por 5 minutos e após esse tempo, retire do fogo, deixando a panela tampada por mais 10 minutos antes de tomar. Utilizar com raízes, cascas, sementes e folhas muito duras. Ex: gengibre.

É importante não acrescentar açúcar, mel ou adoçantes no chá para conservar a propriedade terapêutica.


sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia 23 de março...

... é comemorado o dia do Naturólogo.
     Mas você sabe qual a importância deste profissional?
     A naturologia é a ciência que estuda e utiliza técnicas complementares para promover e manter a saúde, prevenir doenças, e assim aumentar a qualidade de vida, visando o bem estar físico, mental e emocional.
     Para o naturólogo, o seu "cliente"/"paciente" é muitas vezes chamado de interagente, isso porque durante um processo terapêutico a pessoa não fica passiva ao trabalho, mas ela participa junto com o naturólogo na busca de seu reequilíbrio.
    A naturologia não é apenas mais uma profissão da área da saúde, a naturologia, pode ser um estilo de vida, uma escolha de mudanças de hábitos, uma forma diferenciada de se olhar e olhar a sua saúde.
    Quando se fala em saúde, muitas coisas passam pela nossa cabeça, como manter a prática de atividade física, conseguir uma alimentação saudável, não ter doenças... Mas segundo a OMS, saúde é: um estado de completo bem estar físico, mental, emocional e social, e não meramente a ausência de doença.
     Então, neste contexto, o quanto conseguimos realmente ser saudáveis, e o que é necessário para cada um atingir este estado? É ai que a visão da naturologia se torna uma escolha, uma escolha de não esperar a doenças nos atingir para termos "tempo" de nos cuidarmos. A naturologia vem para mostrar a importância da prevenção, do auto cuidado, da escolha de hábitos mais saudáveis, aprender como manter nosso equilíbrio quando trabalhamos em algo que não gostamos, quando estamos presos no trânsito, ou quando nos olhamos no espelho e nossa auto estima está baixa... A cada momento que perdemos este nosso "eixo", deixamos de ser saudáveis e abrimos as portas para qualquer doença, doença esta que pode nos atingir num todo, seja física, mental ou emocionalmente.
    Pare por alguns minutos e reflita: o que você faz por você mesmo(a)? Quanto você se considera saudável? Quanto vale a pena prevenir antes de adoecer?
    Hoje é dia do naturólogo, mas também pode ser o seu dia de se olhar de ma maneira mais integrada e buscar sua qualidade de vida.





segunda-feira, 19 de março de 2012

Reflexão

''FALAR é superficial, por mais profunda que seja a fala. TOCAR é profundo, por mais superficial que seja o toque''


terça-feira, 13 de março de 2012

Cromoterapia e a Enxaqueca

    Se você já teve enxaqueca, sabe como é ruim....é uma dor forte de cabeça, que pode vir acompanhada de enjôo, dor nos olhos, cansaço, aversão à claridade, barulhos e cheiros, irritabilidade, hipersensibilidade do couro cabeludo, entre outros sintomas desagradáveis. Sua intensidade varia, podendo ser forte a ponto de impedir a pessoa de realizar uma tarefa fazendo com que esta, permaneça deitada, em silêncio e no escuro.
     Os aspectos psicossociais, emocionais, hormonais e metabólicos estão diretamente ligados às causas da enxaqueca como: álcool, drogas, menstruação, estresse, alimentos embutidos, disfunções circulatórias, neurológicas, entre outros.
       Muitas pessoas que sofrem de enxaqueca não chegam a ter diagnóstico médico, tradando apenas com analgésicos.
     Diversas terapias complementares podem auxiliar em quadros de enxaquecas, como a cromoterapia, que é a utilização de luz colorida com o objetivo de promover o reequilíbrio do corpo.
       Talvez você já tenha experimentado os efeitos dessa técnica, se não, faça o teste: primeiro permaneça em um ambiente com uma luz azul - você irá experimentar uma sensação de calma e tranquilidade. Em contrapartida, se você permanecer no mesmo ambiente com uma luz vermelha, passará a sentir-se agitado e até mesmo irritado. Isso ocorre pela influência da luz em nosso Sistema Nervoso Central, que pode tanto acalmar, como excitar.
       A luz tem a capacidade de influenciar a nossa saúde. O Sol, por exemplo, possui luz ultravioleta, que ajuda na produção de vitamina D; os lasers que são utilizados em procedimentos médicos, como cirurgia ocular; a luz que altera a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono, entre outros.
     Podemos utilizar a cromoterapia de diversas maneiras, como a aplicação nos chakras (centros energéticos do corpo), meditações ou acupuntura associadas a luzes.
      Segundo o Dr. Peter Mandel, pode-se utilizar luzes coloridas nos pontos de acupuntura, uma vez que elas podem “tonificar” (vermelho, laranja, amarelo) ou “sedar” (verde, azul, violeta) esses pontos, transmitindo informações para os sistemas do corpo para que seja atingido um reequilíbrio, assim como na utilização das agulhas.
       Como em qualquer tratamento, é essencial conhecer as causas da enxaqueca, para que a técnica de cromoterapia seja melhor utilizada - associada aos chakras ou a acupuntura.
      Agora, uma dica sutil que irá auxiliar em sua saúde: quando tiver enxaqueca, deite em um ambiente calmo, com uma luz azul. Isso poderá aliviar o estágio agudo da dor.


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Terapia Floral e Depressão

      Você já se sentiu triste? Já ficou “para baixo”? Relaxe...isso é normal e faz parte da resposta natural que nosso corpo tem frente às decepções, perdas e outras situações do nosso cotidiano.
     A depressão, diferentemente, não é só uma tristeza, um desânimo. Ela compromete o físico, o humor, os pensamentos, e consegue alterar a percepção da realidade.
    Os sinais e sintomas comuns são: melancolia, tristeza, dificuldade de se relacionar e de trabalhar, desesperança, perda do prazer, pensamentos pessimistas, idéias de suicídio, déficit de concentração, entre outros, podendo inclusive afetar a atividade psicomotora.
      É comum as pessoas se acostumarem com a depressão, achando-a normal. Isso dificulta a percepção de si mesma, a capacidade de avaliar sua real situação e em buscar ajuda. Geralmente ocorre uma adaptação da vida em função da doença.
     Segundo Edward Bach, criador das essências florais, as atitudes mentais e emocionais são as causas de todas as doenças. As essências florais atuam nessas causas, equilibrando a pessoa, e podem ser utilizadas em conjunto com qualquer tipo de tratamento convencional, acelerando e ajudando em todos os estágios do tratamento – agudo e crônico.
    A terapia floral exige que o paciente enfrente seus problemas e conflitos, além de prestar atenção em si próprio. Querer ou não modificar seu estado atual é responsabilidade de cada um, representando um passo importante para o crescimento interior.
    Os florais ajudam-nos a superar bloqueios e vencer traumas que nos impedem de sermos felizes, despertando qualidades positivas que até então estavam adormecidas. Isso contribui para que a personalidade se desenvolva em todos os sentidos.